Bottura: a máxima inspiração na cozinha

Bottura: a máxima inspiração na cozinha

Massimo Bottura nasceu em Modena, na Itália, país que inspira e respira comida. O chef que hoje tem 53 anos e um restaurante considerado o melhor do mundo em 2016 nos lembra a importância da conexão com a cozinha desde o início da vida. Bottura desde sempre viu sua mãe, tia e avó cozinharem as receitas para a família e, quando em 1986 viu uma Trattoria à venda, largou os estudos de direito e começou seu caminho pelos restaurantes.

Mas foi só em 1995 que Massimo Bottura inaugurou a Osteria Francescana, o restaurante que hoje é um sonho de consumo para muita gente. Para ganhar três estrelas Michelin e tornar-se famoso, Bottura precisou ousar, misturar as raízes e história italianas à modernidade de um chef que não teve medo de transformar a cozinha italiana através do seu olhar.

Em seu episódio no Chef’s Table, documentário do Netflix, Bottura conta a dificuldade dos primeiros anos do restaurante, quando ninguém entendia o que ele estava tentando fazer e as críticas eram duras, fazendo-o em algumas momentos pensar em desistir. Tudo isso por um simples motivo: o chef transformou a forma como os pratos mais tradicionais da cozinha italiana eram feitos.

Diferente do que muitos devem imaginar sobre o glamour e a vaidade da profissão, Massimo Bottura diz que trabalhou duro, com paixão e humildade para chegar onde chegou. O chef diz ainda que energia e alma são a chave para fazer pratos bons e que o respeito às tradições e à bagagem cultural de um lugar são extremamente necessários para um chef de cozinha.

Bottura ensina para o mundo todo que os ingredientes e suas características tem um papel importantíssimo na construção de um prato e que o respeito à textura, aos sabores, às cores transforma cada receita em algo especial e único.

Além da maestria na cozinha, Bottura ainda tem projetos que visam melhorar a relação das pessoas com a comida, como o Soup Kitchen, já falado aqui, que leva grandes chefs da cozinha para cozinharem sobras de comida e transformarem o que antes ia era lixo em deliciosas receitas.

O chef lançou o livro Never Trust a Skinny Italian Chef que é dividido em 4 capítulos e mostra 50 receitas diferentes com suas inspirações, ingredientes e técnicas.

Bottura é uma inspiração para todo mundo que gosta de comida. Um chef que conseguiu, através das suas receitas, modernizar e unir as diferentes culturas italianas. Não a toa, o chef e escritor americano Mario Batali faz uma comparação de peso: “Bottura é o Jimmi Hendrix dos chefs italianos”.

Vale a pena conferir o episódio de Bottura no Chef’s Table e se inspirar com esse mestre da cozinha.

Fontes: Matéria Bottura O Globo, El País 

+ Seja o primeiro a comentar!

Comentar