Michael Pollan e a beleza de passar mais tempo com a comida

Michael Pollan e a beleza de passar mais tempo com a comida

Michael Pollan é jornalista, escritor e um apaixonado por comida. Dentre os seus livros mais famosos estão o “Em defesa da Comida”, “O Dilema do Onívoro”, “Regra da Comida” e, o mais recente, “Cozinhar” que se transformou em uma série de 4 episódios no Netflix, como contamos aqui.

Dentre as várias bandeiras que Pollan defende, uma é sobre a nossa conexão com a cozinha e como estamos nos afastando cada vez mais disso. Para esse problema, o jornalista tem uma solução simples: nos informar sobre a origem dos nossos alimentos e o que estamos comendo, entendendo que a forma mais fácil de fazer isso é colocando a mão na massa e cozinhando!

Pollan acredita que é possível envolver as pessoas na cozinha não por obrigação, mas por atração. Mostrar pra elas o quanto o processo de cozinhar é incrível e possui uma energia social capaz de fazer todo mundo querer fazer parte disso. Ele faz questão de ressaltar a importância de cozinhar ingredientes de verdade, naturais, pra descascar, ferver, assar. A dica dele é clara: “Não como nada que a sua avó não reconheceria como comida”.

Para o jornalista, o que vivemos hoje é uma contradição: milhares de pessoas passam mais tempo vendo programas de tv sobre cozinha do que cozinhando.

É por isso que pra gente, Pollan é uma inspiração. Porque colocar a mão na massa, dedicar um tempo à cozinha e sentir essa mágica acontecer é a melhor coisa que você pode fazer por você mesmo.

Vale a pena tirar um tempo não só para assistir à série dele mas também para ler seus livros e mergulhar nesse mundo simples e maravilhoso do cozinhar uma comida de verdade.

Se você quiser entender um pouco mais sobre os pensamentos de Pollan, esse TED sobre a relação humana atual com a natureza/produção de alimentos é uma boa pedida.

Foto de capa: site Michael Pollan.

+ Seja o primeiro a comentar!

Comentar